Os alunos da 7ª, 8ª, 10ª e 11ª classe, do II ciclo do ensino secundário, retomam às aulas nesta segunda-feira (19), em todo o país. A volta em massa dos educandos insere-se na estratégia de retorno gradual das aulas, suspensas desde Março, por causa da Covid-19.
No âmbito deste cronograma, elaborado pelo Governo, já recomeçaram, a 05 de Outubro, as aulas nas classes de transição (9ª, 12ª e 13ª).
Nesta mesma data, no cumprimento da estratégia de regresso gradual, recomeçaram as aulas em todo o sistema universitário do país.
Está previsto para 26 deste mês o recomeço das aulas do ensino primário (da 1ª à 5ª classes), que inclui a maior franja do sistema de ensino.
Nesta nova fase, as turmas devem ser divididas em grupos de até 20 alunos. No ensino primário e I ciclo as aulas têm duração de 02h30, contra 03h30 do II ciclo do ensino secundário.
Neste formato, não há direito a intervalos.
Angola controla um total de 18 mil e 297 escolas, com 97 mil e 459 salas de aulas em funcionamento no ensino geral, no ensino público e dois mil colégios.
As escolas do ensino geral (públicas) têm mais de 10 milhões de alunos, enquanto as pública-privadas e privadas (entre as quais 666 de Luanda) acolhem um milhão e 500 alunos.
O sector conta com 200 mil professores.
Já o ensino superior conta com oito universidades públicas, sete institutos superiores públicos e 57 instituições do ensino superior privados, entre universidades e institutos superiores politécnicos, onde estão matriculados cerca de 200 mil estudantes.