Angola e Vietname traçam estratégias para reforço das relações bilaterais

As república de Angola e do Vietname deram início esta terça-feira (26), em Luanda, a reunião técnica de preparação da VII Sessão da Comissão Bilateral de Cooperação, durante a qual começaram a traçar as directrizes para o reatamento das relações nos domínios político-diplomático, económico, empresarial, outros.

De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, na abertura o director de Cooperação Internacional do ministério das Relações Exteriores, Carlos Sardinha Dias, referiu que a realização desta VII Reunião Bilateral de Cooperação Angola-Vietname, cuja sessão ministerial acontece na quinta-feira (28), demonstra mais uma vez que as  relações político-diplomáticas são bastante sólidas.

De igual modo, de acordo com o embaixador Carlos Sardinha Dias, elas servem também como uma plataforma de manifestação de interesse das partes em trabalhar juntos, trocar experiências, partilhar desafios e conhecimentos, a fim de incentivar as trocas comerciais entre as pequenas e médias empresas.

O director acrescentou que tais acções podem contribuir para o aumento do volume de negócios entre os dois países, que ainda são bastantes incipientes.

Na sua intervenção de abertura dos trabalhos, neste primeiro dia dos trabalhos técnicos, Carlos Sardinha lançou um convite especial aos grupos empresariais do Vietname no sentido de olharem para o mercado angolano como um mar cheio de oportunidades para fazer negócio e criar empregos.

Falando na qualidade de co-presidente da mesma, o representante do Mirex disse que o apoio institucional do Estado angolano para a classe empresarial vietnamita estará garantido, na medida em que a realização deste encontro serve para afinar as bases rumo à revitalização e dinamização das relações de cooperação entre os dois Estados.

Nesta VII Reunião de Cooperação Bilateral, os grupos técnicos de Angola e do Vietname estão a analisar e debater sobre quatro sectores mais importantes da economia angolana e de maior interesse para os Investidores, designadamente: Agricultura, Turismo, Infra-estruturas Logísticas, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação, Finanças e Bancos.

Durante as abordagens, as partes concluíram que são vários os cenários atractivos que o mercado angolano oferece para os investidores estrangeiros, fruto das políticas levadas a cabo pelo Executivo angolano, pelo que, esta reunião serve para  reforçar o apelo a classe empresarial vietnamita, no intuito de avaliarem e explorarem o mercado, juntarem sinergias com os empresários nacionais, avaliarem as vantagens comparativas e transformar os desafios em oportunidades para alavancar as economias dos dois países.

O encontro técnico da VII Reunião de Cooperação Bilateral Angola-Vietname foi co-presidida, da parte vietnamita, pelo director de Cooperação Internacional do ministério da Educação e Formação do Vietname, Pham Quang Hung.

De acordo com o programa deste evento prevê-se que no final as partes poderão assinar oito instrumentos jurídicos em domínios já identificados.

Além dos referidos instrumentos, consta igualmente do plano de acção para implementação dos programas e compromissos a serem assinados e a criação da Câmara de Comércio Angola-Vietname.

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: