Angolano vitorioso no apuramento para Jogos Olímpicos  

O pugilista angolano Pedro Gomes estreou-se com vitória, hoje (segunda-feira), em Milão, na Itália, sobre Zing Zing Liu, de Hong Kong, na categoria de 57 Kg, em boxe do Torneio Pré-Olímpico de apuramento para os Jogos de Paris2024, em França.      

Para o próximo desafio, “Pantera Negra”, também como é conhecido o filho do antigo praticante do mesmo nome, Pedro Gomes, terá um oponente do Canadá.  

A categoria dos 57 Kg está a ser disputada por 52 pugilistas, que lutam para atingir à final. Esta primeira janela mundial, que arrancou no último sábado, encerra na próxima segunda-feira.

Diferente do que estava inicialmente previsto, Angola não está a ser representada por dois atletas, mas apenas por um, por conta da desqualificação de Luís da Costa “Boika”, 71 Kg, que actua no Nantes de França, por falta de exames médicos recentes, segundo o presidente da Federação Angolana de Boxe (FABOXE), Simão Muanda.  

“Infelizmente quando recebemos essa informação já estávamos a caminho de Itália, em trânsito a Zurique, e quando visualizei o e-mail e vi que existia essa obrigatoriedade. Sendo sexta-feira à noite a nossa chegada a Milão, no sábado já não foi possível fazer os respectivos exames e aí tivemos o nosso atleta desqualificado, estando de fora do grupo de 70 atletas que compunham a sua categoria”, disse.

Para Angola assegurar o apuramento aos Jogos Olímpicos de Paris2024, em França, Pedro Gomes precisa alcançar o pódio, conquistando uma das medalhas, de ouro, prata ou bronze.

De 26 de Maio a 04 de Junho, disputa-se a segunda janela mundial de acesso aos Jogos Olímpicos de Paris, a ter lugar na cidade de Bangkok, Tailândia.

Angola esteve ausente da primeira (1ª) Janela de qualificação africana, disputada em Setembro de 2023, em Dakar, no Senegal.

O boxe angolano teve a última presença nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, com o pugilista Ntumba Silva, mas acabou derrotado sem competir, por falhar a pesagem. A primeira representação angolana ocorreu nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, com os pugilistas João de Almeida, Abílio Cabral e Alberto Coelho.

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: