Apicultores no Moxico recebem meios de trabalhos

Luena – Cem apicultores do município de Camanongue, província do Moxico, receberam meios para a prática da sua actividade profissional como colmeias melhoradas, fatos e botas de trabalho, uma oferta da Federação Luterana Mundial (LWF) Angola. ,

Os cem apicultores das aldeias de Mumanga, Camuleque e Saissazo, beneficiaram ainda de equipamentos para neutralizar as abelhas, máquinas de filtragem do mel, no âmbito do projecto “Segurança Alimentar”.

No acto de entrega, quarta-feira, o oficial de projectos da LWF na província do Moxico, Sabino Calugango, disse que a oferta destes bens visa aumentar a capacidade de produção de mel na região e garantir maior segurança no trabalho por parte dos apicultores.

Lembrou que projecto “Segurança alimentar” teve início em 2015 e vai se estender até ao ano 2023”, estando orçado em dois milhões e 150 mil euros.

Este projecto, ressaltou, contempla ainda a construção de escolas de campos para a formação de técnicos agrícolas.

Sabino Calugango informou que, o projecto “Segurança Alimentar” criou também 50 bancos de sementes agrícolas e construiu 40 tanques de piscicultura e constituiu 22 grupos de micro finanças e duas cooperativas para o fabrico de sabão artesanal.

Ressaltou, por outro lado, que a LWF está ainda a realizar um projecto de sensibilização da população do Moxico sobre as medidas de prevenção da Covid-19, cuja acção começou este mês e termina em Novembro do corrente ano.

Salientou que o plano de sensibilização, avaliado em 38 mil euros, está a ser implementado em parceria com a comissão multissectorial de combate à Covid-19 na região e inclui programas radiofónicos transmitido em línguas locais.

Segundo Sabino Calugango, a LWF já investiu três milhões e 188 mil euros em projectos de impacto socioeconómico na província do Moxico, desde 2015 até a presente data.

Fundada no Reino da Suécia, em 1947, a Organização Não Governamental (ONG) LWF opera em Angola há mais de 20 anos, onde desenvolve acções de assistência humanitária, fomento da agricultura familiar, entre outras actividades filantrópicas.

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: