Chuva deixa rasto de destruição no Londuimbali

Londuimbali – Pelo menos 15 cabeças de gado bovino morreram e 24 hectares de cultivos diversos foram destruídos, nos últimos dias, no município do Londuimbali (Huambo), em consequência das chuvas, acompanhadas de granizo, trovoadas e fortes ventos, que caíram nesta localidade. ,

A informação foi prestada hoje, quarta-feira, à ANGOP, pelo director local da Agricultura, Eugénio Rufino Lázaro, salientando que os estragos foram causados durante as três vezes que a municipalidade registou chuva.

Eugénio Rufino Lázaro informou que as 15 cabeças de gado bovino morreram na comuna do Ussoque, depois de atingidas por uma descarga eléctrica, no passado dia 16.

O efectivo animal do município do Londuimbali, um dos 11 da província do Huambo, está estimado em 47 mil, entre gado bovino, suíno e ovino, além de cães, gatos e macacos, distribuídos pelas comunas do Alto Hama, Cumbila, Galanga, Ussoque e Sede.

Sobre a destruição dos campos agrícolas, o responsável disse tratar-se de culturas de milho, feijão e hortícolas diversas devastadas pelas intensas chuvas que se registaram nas aldeias de Cayengue, Catanda, Camenhe e Chela, ambas na sede municipal, localizada a 92 quilómetros da cidade do Huambo.

Perante tal situação, o director da Agricultura no Londuimbali considerou a situação como sendo crítica por prejudicar oito criadores de gado do Ussoque e 40 camponeses das aldeias afectadas, que encontram na pastorícia e na agricultura a sua principal fonte de sobrevivência.

Entretanto, referiu que as autoridades locais estão a trabalhar, em parceria com organismos privados, no sentido de encontrar soluções para apoiar as famílias afectadas pela chuva.

Para além do sector agrário, Eugénio Rufino Lázaro fez saber que as primeiras chuvas que caíram no município do Londuimbali causaram igualmente prejuízos noutras áreas, ainda por calcular pelos órgãos afins.

Vivem no município do Londuimbali 161 mil habitantes, que têm na agro-pecuária a principal fonte de sustento.

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: