A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, defendeu, nesta terça-feira, 03, que o combate ao consumo excessivo de drogas lícitas e ilícitas depende do envolvimento de toda a sociedade, tendo em conta os danos causados pelo uso das substâncias psicotrópicas.
Lotti Nolika falava na abertura do primeiro fórum provincial sobre o consumo de álcool e drogas, sob o lema: “Por um Huambo saudável, livremo-nos das drogas”. O certame, aconteceu no auditório do Instituto Superior Politécnico do Huambo, com o objectivo de formar, educar e sensibilizar a população sobre os riscos que as drogas causam no ser humano, de forma a traçar políticas para se diminuir essa prática no seio da juventude.
Por sua vez, o director do Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas no Huambo (INALUD), Nelson Nhanga, garantiu que a associação está a fazer o melhor que pode para evitar que estas substâncias tomem proporções maiores no seio da juventude.
O responsável disse ainda que estão promovendo campanhas de sensibilização informando os jovens sobre a necessidade de prevenção e abstenção do consumo de álcool e outras drogas.
O evento contou com a presença dos membros do governo, autoridades tradicionais, sociedade civil e estudantes, entre outros temas abordou-se também “O papel do Ministério do Interior no combate às drogas; “O atendimento psiquiátrico em pacientes toxicodependentes; “A reabilitação de toxicodependentes e a “Experiência prática da Associação Nacional de Luta Contra as Drogas”.