Dundo – A Comissão Multissetorial de Resposta a Covid-19 na Lunda Norte, começou a instalar, nesta segunda-feira, chuveiros para desinfestação nas instituições públicas, do Dundo, no âmbito das medidas de prevenção e combate a pandemia.
De acordo com a porta-voz da Comissão, Filomena Simão, os cheveiros estão a ser instalados nas portas de entrada das instituições públicas, para permitir a higienização das mãos dos funcionários, acrescentando que estarão técnicos com termômetros para medir a temperatura corporal dos trabalhadores.
Disse que a medida será abrangente para os demais municípios , sobretudo fronteiriços.
Por outro lado, informou que a Comissão está a investigar os contactos dos 93 casos suspeitos da Covid-19, a fim de os submeter a testes rápidos, ação que conta com a colaboração dos cidadãos já testados e que aguardam a confirmação dos resultados da testagem de biologia molecular.
Cerca sanitária
As 28 famílias residentes no condômino habitacional “28 casas”, continuam confinadas por força da cerca sanitária imposta há uma semana, por causa dos 25 casos suspeitos registados na circunscrição.
Filomena Simão disse que a liberação dos cidadãos e/ou das famílias será paulatina, em função dos resultados dos testes moleculares das amostras enviadas em Luanda.
Sobre os casos suspeitos na mina do Txivungo, 64 no total, a porta-voz disse que os cidadãos continuam isolados no centro de quarentena institucional, aguardando a confirmação dos resultados definitivos.
Condições de internamento
Para além do Hospital de Campanha, com 200 camas e outras áreas inerentes ao tratamento médico, o município do Chitato, capital da Lunda Norte, conta com mais quatro salas de internamentos, com todos os equipamentos para cuidados intensivos e não só, de pacientes com Covid-19.
Segundo Filomena Simão, estão disponíveis dez ventiladores e mais de 150 balas de oxigênio para atender pacientes graves.