Malanje – Cinco mil e 177 fascículos didácticos começaram a ser distribuídos hoje (quarta-feira) aos estudantes do Liceu Osvaldo Serra Van-dúnem, em Malanje, com vista a permitir a sequência de aulas domiciliares durante o período de confinamento social que se vive devido à Covid-19.,
A iniciativa é da direcção da instituição em colaboração com os professores, consubstanciada da entrega gratuita dos referidos fascículos que contêm conteúdos das cadeiras de Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Introdução à Economia, História e Literatura da 10ª a 12ª classes.
Para tal, os docentes e os membros de direcção do liceu realizaram uma contribuição monetária para a aquisição, reprodução e oferta dos fascículos, no âmbito dum projecto denominado “Meu professor está em casa”, que visa congregar os alunos e encarregados nos respectivos domicílios em tempo do novo coronavírus.
No acto de entrega dos materiais, o director da escola, Manuel Van-dúnem, disse se tratar de uma iniciativa que servirá para dotar os estudantes de competências e garantir o aprendizado das matérias junto dos seus familiares, uma vez que as aulas no país estão paralisadas.
Acrescentou, com isso, os estudantes serão “forçados” a ficar em casa, pois deverão se aplicar na leitura e revisão das matérias, tendo em conta que a seu tempo serão submetidos a avaliação dos conteúdos dos fascículos ora recebidos.
“Esperemos que esse projecto seja de relevância para as competências dos alunos e que os pais e encarregados de educação ajudem a escola a se tornar mais coesa na educação dos alunos”, frisou, realçando que a contribuição financeira feita para a concretização do projecto, representa um comprometimento com a causa do ensino na província e no país em geral.
Por sua vez, os encarregados de educação, na voz do presidente da comissão de pais e encarregados de educação do Liceu Osvaldo Serra Van-dúnem, Nelson Secuca, agradeceram o gesto, destacando que com isso, os seus educandos serão obrigados a permanecer em casa, estudando para corresponder com as expectativas do projecto.
“Quem sai a ganhar com isso somos nós e pensamos ser uma valia para a província e em particular para a escola Osvaldo Serra Van-dúnem no domínio do ensino”, rematou.
O projecto “Meu professor está em casa”, foi implementado este mês pela primeira vez pela direcção do Liceu e vai culminar com a distribuição dos 5 mil e 177 fascículos até ao mês de Novembro, seguido das avaliações das aprendizagens dos alunos no período de 5 a 15 de Dezembro próximo.
A instituição conta com 721 estudantes da 10ª, 11ª e 12ª classes, matriculados este ano nos cursos de Ciências Físicas e Biológicas, Ciências Económicas e Jurídicas e Ciências Humanas.
A escola conta com 49 professores.