Covid-19: Mbanza Congo regista crianças sem uso máscara

Mbanza Kongo – Crianças menores de 14 anos circulam pelas artérias da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, sem o uso de máscaras, numa altura em que a região contabiliza 14 casos positivos da Covid-19. , 

A informação foi avançada hoje, quinta-feira, à ANGOP, pela directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Isabel Queba, tendo sublinhado que de Maio a Julho deste ano, foram notificados 106 casos de crianças sem a devida protecção contra a pandemia da Covid-19.

Denunciou que muitas destas crianças fazem venda ambulante de produtos nas ruas, alegadamente sob mando de alguns pais e encarregados de educação, para contribuir na renda familiar, situação que as autoridades locais esperam inverter nos próximos tempos.

 “Desde o estado de emergência até à presente data, o número de crianças que deambulam pelas principais artérias das nossas cidades e vilas, sem o uso de máscaras, aumentou de forma significativa. Estamos a trabalhar com os demais órgãos para travar essa tendência”, explicou.

 Aconselhou os pais e encarregados de educação a evitarem de expor os seus educandos à contaminação, mantendo-os em casa e cumprindo com as medidas de protecção como a lavagem constante das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social.

Informou que a presença massiva de petizes nas principais artérias de Mbanza Kongo e não só agudizou-se desde a suspensão das aulas, por conta do Estado de Emergência e agora situação de calamidade em vigor no país.

Comparativamente ao período homólogo de 2019, a directora disse ter havido um aumento de 29 casos de crianças envolvidas em venda ambulante de produtos diversos na região.

A circunscrição do Soyo, litoral da província, é o único dos seis municípios que compõem o Zaire com registo de 14 casos da covid-19, todos confinados na Base de Apoio à Actividade Petrolífera “Kwanda”.

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: