Mbanza Kongo – A Polícia de Guarda Fronteira na província do Zaire travou, este domingo, a entrada no território nacional de 97 imigrantes ilegais da República Democrática do Congo (RDC).
Esta é a segunda apreensão de violadores da cerca sanitária nacional que as forças da ordem e segurança procedem em menos de três dias.
A primeira aconteceu no passado dia oito deste mês e resultou na detenção e expulsão de 81 imigrantes deste país vizinho.
Uma nota de imprensa do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, a que a ANGOP teve acesso hoje, segunda-feira, indica que os referidos estrangeiros ilegais foram interpelados e detidos nos postos fronteiriços do Nóqui, Luvo, Kanga e no Marco 11, na sequência de um trabalho operativo desenvolvido pela Polícia de Guarda Fronteira.
Acrescenta do documento que após registo operativo, os visados foram repatriados para o país de origem, pelas mesmas vias.
A fronteira da província do Zaire com a RDC, numa extensão de 310 quilómetros é considerada vulnerável devido à sua complexidade.
Semanalmente são detidos e expulsos dezenas de imigrantes ilegais deste país africano, que a todo custo procuram fixar-se no território nacional.