Docentes universitários
voltam a anteriores
profissões para sobreviver

Vários docentes universitários de instituições do ensino superior privado estão a recorrer à prática de anteriores profissões para garantirem a sua sobrevivência, enquanto se mantém a suspensão do pagamento de salários, motivada pela paralisação das aulas para evitar a propagação da Covid-19.

Apesar de uns terem algum rendimento por estarem ligados a outras organizações, os que se dedicam somente à educação vivem dias difíceis para garantirem a sua sobrevivência e não vêem outra saída senão retomar as velhas actividades, como carpintaria, pedreira e actividade de táxi, como acontece com António Pedro, professor de ciência política.

“Desde que comecei a leccionar, há 17 anos, não faço outra coisa e, infelizmente, acabei por, sem querer, abandonar o trabalho de carpintaria, ou seja, deixando para os meus tios e sobrinhos, que continuam na actividade até hoje. Entretanto, não vi outra saída se não regressar à carpintaria para garantir o sustento da minha família”, revela ao Expansão.


Com o salário suspenso desde Março, o docente do Instituto Superior Politécnico Maravilha de Benguela contou que estava a passar por situações difíceis para garantir o básico à família.
Embora não faça parte do grupo de docentes que foram demitidos pela Universidade Metodista de Angola (UMA), outro professor, que pediu o anonimato,estácomosaláriosuspensoeaesposaéa única responsável pelo sustento do lar.


“Quando a situação está mesmo apertada, sou obrigado a realizar actividade de táxi até madrugada para ajudar nas despesas de casa. Portanto, é desta forma que temos garantido a nossa sobrevivência, porque na educação está tudo suspenso e a nossa vida tornou-se mais complicada do que já estava”, lamenta o docente de gestão de marketing.
Agostinho Luimbo, professor de economia do Instituto Superior Metropolitano de Angola, também contou que o sustento da sua família tem sido fruto de muita ginástica, através de outras actividades, como a realização de consultoria.

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: