Escoamento agrícola com Akz 1, 1 mil milhões em Benguela

Catumbela – Um total de 1, 1 mil milhões de kwanzas é o valor desembolsado até agora pelo Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) a sete operadores de comércio e distribuição, na província de Benguela, para facilitar o escoamento da produção agrícola para o mercado, apurou a ANGOP.

A informação foi avançada pelo chefe de Departamento do Ministério da Economia, Jerónimo Pongolola, a propósito da primeira feira agro-industrial do município da Catumbela, que contou com a participação de 17 produtores industriais, nove cooperativas e seis agricultores individuais.  

Segundo a fonte, neste momento, estão aprovados 3, 7 mil milhões de kwanzas  para um total de 19 operadores de comércio e distribuição e, destes, sete tiveram já os desembolsos efectuados, no total de 1, 1 mil milhões de kwanzas.

Com esta forte medida de apoio à produção agrícola, os produtores nacionais terão doravante as vendas das suas colheitas garantidas dentro do mercado, como explica Jerónimo Pongolola.

Os operadores em Benguela aderiram em Abril deste ano à linha de financiamento no âmbito do Programa de Alívio Económico, com o responsável a sublinhar que os desembolsos estão a fazer com que os produtores agro-alimentares também celebrem contratos de compras futuras.

A ideia, salientou, é permitir que os agricultores e camponeses se sintam confortáveis para continuarem com a sua actividade, na medida em que terão alguma garantia de que os produtos disponíveis nas safras têm compradores definidos e identificados.

Independentemente das dificuldades de acesso ao campo, nalguns casos, diz que estes operadores estão preparados, estruturados e organizados, para aplicarem os créditos recebidos na compra da produção nacional.

Quanto à fiscalização, fez saber que o Ministério da Economia tem cronogramas de acompanhamento da execução financeira e física. “Eles remeteram um plano de compras e à medida que vão gastando dinheiro, reportam”, disse.

Por outro lado, destacou que a feira-agro industrial nos municípios resulta da ideia de fazer uma simbiose entre a oferta e a procura, daí que todas as províncias deverão realizar eventos do género.

Já o administrador municipal da Catumbela, Fernando Belo, considera oportuna a feira agro-industrial, para animar a actividade dos empresários que dinamizam o Pólo de Desenvolvimento Industrial daquela localidade.

O PAC está inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) e aplica-se aos projectos de investimento que contribuam directa ou indirectamente na produção interna de bens.

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: