Quibala – O Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) anunciou sexta-feira, no município da Quibala, província do Cuanza Sul, que está a promover em Angola a agricultura por contrato, numa parceria com o Governo angolano.,
Trata-se de um acordo em que, antecipadamente, o produtor e comprador acertam os termos e condições para a produção e comercialização de bens agrícolas, pecuários. Inclui preço, qualidade, quantidade e data de entrega.
É um mecanismo “cada vez mais utilizado no mundo” afirmou a representante da FAO em Angola, Gherda Barreto, na “Feira do Campo” que este sábado encerra no município da Quibala.
Presente na Feira, o governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, informou que a província continua a registar deficit na produção dos principais produtos agrícolas, com destaque para os cereais.
Para inverter esse quadro, considerou fundamental melhorar, entre outros aspectos, a preparação da terra, a distribuição de insumos, a assistência técnica aos camponeses familiares, associações e cooperativas.
Já o administrador municipal da Quibala, João Manuel Nunes, disse que foram cedidos para a presente época agrícola, 181 terrenos rurais para a exploração agro-pecuária, sendo que 68 dos beneficiários queixam-se da falta de apoios, bem como de dificuldades para a comercialização e o escoamento da produção.
A Feira do Campo decorre sob o lema “Do Campo, Mais Produção, Mais Escoamento, Mais Rendimento Nacional”. O evento junta 150 feirantes, entre agricultores familiares, cooperativas e fazendeiros dos 12 municípios da província do Cuanza Sul.