Governantes jovens de hábitos velhos

Durante estes últimos anos os angolanos têm se questionado sobre o atraso socioeconômico do nosso país, visto que, já se passam mais de 15 anos desde o calar das armas em 2002, já que, o fraco desenvolvimento do país era atribuído a guerra, e hoje ao que tudo indica é fruto da má governação.

Está má governação é entendida por muitos como sendo ainda resultado dos longos anos de colonização e seguida da guerra civil que durante este tempo dizimaram milhares de vidas e destruíram inúmeras infraestruturas criando uma rotura no tecido social angolano, isto, por sua vez, desestabilizou a cultura e os valores morais e cívicos, propiciando assim a corrupção e o nepotismo, entendem alguns sociólogos e antropólogos.

É neste sentido que tem se defendido a necessidade de “injetar sangue novo” no  governo para que possam revolucionar as estratégias da política angolana, e é isto, que tem se assistido na administração de João Lourenço, que tem vindo a nomear para cargos de seu governo, jovens entre os 28 à 40 anos de idade. 

Destes jovens esperava-se uma visão e comportamento diferente dos “mais velhos” que têm vícios e amarras da governação passada, mas infelizmente, este comportamento é herdado por estes jovens que integram o governo. 

O que leva governantes jovens nas administrações, direções de empresas e ministérios a manterem uma governação apegadas aos velhos hábitos? Poderá ser incapacidade de gestão desta franja de governantes ou o fazem para satisfazer e agradar o patrão que aí os coloca? 

De todas as formas, estas atitudes são reprováveis por não contribuírem em nada para o desenvolvimento do nosso país e continuam a alimentar interesses de um certo grupo que enriquece em nome do Estado em detrimento do sofrimento da maioria.

Nem tudo está mal, ainda encontram-se governantes que fazem sonhar com tempos melhores, seria salutar para o povo e a nação que todos entrassem nessa corrente e sentido de angolanidade. O futuro do nosso país depende deles. 

Por: Pumba Kibozo

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: