O Banco Nacional de Angola (BNA) concedeu, na semana de 3 a 7 do ano em curso, aos bancos comercias, o valor de 75,3 mil milhões Kz para suprir as necessidades pontuais dos fluxos de caixa.
Para o encaixe dos valores, os bancos comerciais recorreram à Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez na maturidade Overnight (FCO), numa média diária de 15 mil milhões kz.
O BNA informou que, no mesmo período, no Mercado Interbancário os bancos comerciais realizaram 64 operações de cedência e tomada de liquidez em moeda nacional, no montante de 244,6 mil milhões Kz.
As operações em moeda nacional foram realizadas à taxa de juro média de 15,50% ao ano.
As FCO são operações reversíveis, suportadas por Títulos Públicos em moeda nacional, nomeadamente, Bilhetes do Tesouro (BT) e Obrigações do Tesouro (OT) de qualquer maturidade, destinadas a ceder liquidez às instituições financeiras bancárias pelo prazo overnight (um dia), no limite dos títulos elegíveis.
Os Títulos de maturidades mais longas sujeitam-se a “haircuts” maiores do que os de mais curtas. A taxa de juro desta facilidade estabelece um limite máximo para as taxas de juro overnight do mercado.
Essas operações permitem aos bancos comerciais obter liquidez em caso de necessidade pontual. As alterações às taxas de juro demoram alguns meses, até surtir efeito sobre a economia real.