O troço rodoviário que liga o município de Cacolo à comuna do Alto Chicapa, na província da Lunda-Sul, está livre de minas, com a conclusão, ontem, dos trabalhos de remoção de engenhos explosivos, pela 14 Brigada da Unidade Especial de Desminagem da Casa de Segurança do Presidente da República.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal de Cacolo, Adérito Cahanga, referiu que durante os trabalhos, iniciados em Fevereiro, foram limpos 108 quilómetros do troço, o que possibilitará a livre circulação de pessoas e bens, assim como implementar projectos que visam o desenvolvimento sustentável da comuna.
Dos artefactos removidos constam dois pro- jécteis RPG-7, um morteiro de 82 MM, mais de 500 munições de diversos calibres e engenhos explosivos.
Aderito Cahanga, adiantou que, graças à intervenção de desminagem, o troço vai, dentro em breve, receber obras de terraplanagem, estando já a empresa contratada a mobilizar meios técnicos para o início dos trabalhos.
O Governante afirmou por outro lado que a falta de combustível, no único posto de abastecimento, está a condicionar o andamento dos trabalhos de terraplanagem da comuna do Cucumbi-Xassengue, a cargo da brigada de manutenção das estradas do GabineteProvincialdosServiços Técnicos e Infra-estruturas.
A 14 Brigada da Unidade Especial de Desminagem da Casa de Segurança do Presidente da República, no município do Cacolo, conta com 60 elementos, entre técnicos, sapadores, pesquisadores e mobilizadores de educação sobre perigos de minas, distribuídos em duas secções.