MED lança projecto “Minha Família sem analfabetismo”

O Ministério da Educação (MED) lança, nesta terça-feira, o projecto ” Minha Família sem analfabetismo”, no âmbito do Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos, aprovado em 2019.

Segundo o director Nacional do Ensino de Adulto, Evaristo Pedro, que falava à ANGOP, o projecto, de âmbito nacional, visa criar condições  para que cada agregado onde existe um iletrado possa ser auxiliado ou introduzido no mundo da literacia, por meio de um dos seus parentes ou um vizinho, que tenha no mínimo a 6ª classe.

A estratégia é envolver o Sindicado dos Professores, Associação de  Estudantes, de forma a que nas escolas e ao redor das comunidades possam ser constituídos os polos onde os futuros alfabetizadores vão receber informação e orientação para que em casa se possa fazer a alfabetização.

Espera-se que, no final deste processo, disse, quando se cumprir os objectivos pré-definidos, este alfabetizado possa requerer o exame na escola mais próxima, onde será filiado, e se aprovar deverá receber uma declaração equivalente a 2ª classe.

Dados do MED indicam que, o processo de alfabetização contou, em 2019, 85 mil e 300 alunos matriculados no ensino de adultos.

Relativamente a alfabetização e multiliguismo teve um registo 120 alunos, 95 dos quais são mulheres.

Em 2019, o MED apresentou o Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos EJA Angola.

O EJA Angola tem como objectivo intensificar a mobilização da sociedade, com um conjunto de actividades para sensibilizar as famílias e as empresas a aderir as aulas de alfabetização.

Fonte: Angop

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: