Lançado em Agosto de 2019, pelo Presidente da República, João Lourenço, o PIIM congrega necessidades e iniciativas dos municípios, ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população.
A execução deste plano, em análise no VII sessão plenária e ordinária do Comité Provincial do Huambo, decorre sob presidência da sua 1ª secretária em exercício, Lotti Nolika.
Além do PIIM, os participantes ao evento, que visa preparar e organizar a IX Conferência Provincial Extraordinária, para eleição da nova secretária local, em substituição de Joana Lina, actual governadora da província de Luanda, estão a analisar o relatório de actividades da comissão multi-sectorial de prevenção e combate à Covid-19, assim como as condições criadas para o possível reinício das aulas.
Ao intervir na abertura da sessão, a 1ª secretaria em exercício do MPLA no planalto central, Lotti Nolika, destacou que o evento realiza-se num momento em que a covid-19 vai, pela sua letalidade, ceifando muitas vidas humanas, daí a razão de terem adiado várias actividades previstas.
Segundo a também governadora da província, apesar da situação, sublinha-se algumas mudanças de ajustamento que, a ser operado no aparelho governativo, irá conferir mais dinâmica no trabalho de mobilização política e na resolução gradual dos problemas que a população do Huambo ainda enfrenta.
Com término previsto para hoje, os participantes vão analisar ainda o relatório de balanço das actividades desenvolvidas durante o 1º semestre e perspectivar outras para igual período, assim como o plano operacional de intervenção das vias secundárias e terciárias.
Nas últimas eleições de 23 de Agosto de 2017, O MPLA venceu, nesta região, com 347 mil e 763 votos, elegendo, por três deputados dos cinco determinados por cada círculo eleitoral, designadamente João Baptista Kussumua, Armando Capunda e Bibiana Nandombwa.