A Polícia Nacional anunciou ter detido esta quinta-feira dois jovens, um com uma arma branca (catana) e outro com um laptop e telefone com várias imagens e informação.

De acordo com o porta-voz do Comando da Polícia de Luanda, inspector-chefe Nestor Goubel, os dois jovens detidos fazem parte de um grupo de 100 jovens denominados ‘Sociedade Contestaria’, promotora da manifestação que estava prevista para ontem, mas que foi impedida pela polícia.
A manifestação marcada para um dia de feriado nacional, pela comemoração do 4 de fevereiro, data do início da luta armada em Angola, tinha como ponto de concentração o Cemitério de Santana, para chegar até ao Palácio Presidencial.
A polícia alega que a intenção do jovem era atacar os agentes da ordem pública, pois trazia consigo também uma peruca para despistar a polícia após o cometimento do ato.
“Detivemos um indivíduo com uma arma branca, vulgo catana, com uma pasta, inclusivo dissimulado com uma peruca com o objetivo claramente de realizar alguma ação contra um dos nossos efetivos para depois dissimular, tirar a peruca, e, portanto, simular que não foi ele o ator”, disse Nestor Goubel.
O outro detido, foi encontrado “com um laptop e telefone com muitas informações, muitas fotografias, o que levou-nos a crer que existem outras motivações”, disse Nestor Goubel.
O porta-voz da polícia diz tratar-se de grupos bem organizados com o objetivo de desestabilizar a sociedade, mas esclareceu que “a polícia não vai permitir isso”.