Soyo – Vinte hectares de campos agrícolas foram destruídos em Julho deste ano, no município do Soyo, província do Zaire, por queimadas anárquicas protagonizadas presumivelmente por caçadores furtivos.

informação foi avançada nesta quarta-feira à ANGOP pelo director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, Pedro Aguiar, explicando que o fogo consumiu quantidades consideráveis de culturas de mandioca, jinguba, feijão macunde, gergelim, citrinos, entre outros produtos das localidades de Mantanga e Sereia.
De acordo com a fonte, as queimadas neste período de cacimbo são recorrentes a nível da circunscrição, frisando que na época agrícola passada (2019), 30 dos 80 hectares de campos cultivados foram igualmente devastados pelas queimadas, provocando avultados prejuízos aos agricultores locais.
“Temos levado a cabo acções de sensibilização junto das comunidades para desencorajar esse mal que tem provocado prejuízos incalculáveis aos nossos camponeses”, referiu a fonte, para quem esta situação pode indiciar penúria alimentar às famílias afectadas.
Informou que o sector da Agricultura, Pecuária e Pescas na localidade gizou um programa de apoio às famílias camponesas afectadas, que consiste na distribuição de inputs agrícolas e sementes.
O município do Soyo é potencialmente agrícola, sendo a mandioca, milho, feijão, gergelim, jinguba, cintros, entre outros, os produtos mais cultivados.