São Vicente detido na cadeia de São Paulo

O empresário e marido da filha do primeiro Presidente da República, Carlos São Vicente está detido na cadeia de São Paulo. O mesmo foi ouvido pela segunda vez esta terça-feira (22), depois da primeira audiência na quarta-feira (15), pela justiça angolana no âmbito dos vários crimes de que é acusado, depois de ter sido notificado pela Direção Nacional de Investigação Criminal e Acção Penal (DNIAP), órgão afecto à Procuradoria-Geral da República.

São Vicente está detido na cadeia de São Paulo. O mesmo foi ouvido pela segunda vez esta terça-feira (22),


No fim da segunda audiência, que durou mais de três horas consecutivas, Carlos São Vicente, ao contrário da primeira vez, já não voltou para casa, tendo sido detido e encaminhado para a cadeia de São Paulo.


Para analistas do sector, são muito fortes os indícios dos crimes de que é acusado, pelo que esta é apenas a primeira medida tomada pelas autoridades, enquanto o processo vai prosseguir os trâmites convenientes.
Acusado dos crimes de peculato, partaicipação económica em negócio, tráfico de influência e branqueamento de capitais, o empresário foi novamente ouvido na DNIAP durante mais de três horas, sempre acompanhado dos seus advogados.


Anteriormente, em comunicado divulgado à imprensa, a PGR ordenou a apreensão de vários edifícios do grupo AAA, pertencente ao empresário que também é sujeito de investigação na Suíça, por suspeitas de branqueamento de capitais.


De acordo com o comunicado da PGR, foram aprendidas 49% das participações sociais da acionista AAA Activos Lda. no Standard Bank de Angola, três edifícios AAA e o edifício IRCA, situados na Avenida Lenine, na Nova Marginal, na Avenida 21 de Janeiro e na rua Amílcar Cabral, respectivamente e a rede de hoteis IU e IKA, todos localizados em Luanda.


O mandado de apreensão é extensivo aos edifícios situados nas restantes províncias do país, com excepção dos que estão sob gestão do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.
Foram nomeados como fieis depositários o Instituto de Gestão e Participação do Estado (IGAPE) para as participações sociais e o Cofre Geral de Justiça para os edifícios e redes de hotéis.


Sublinha-se que o grupo AAA, liderado por Carlos São Vicente, casado com uma das filhas do primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto, é um dos maiores grupos empresariais angolanos, operando na área dos seguros e da hotelaria.

0 0 votes
Avalia o Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
0
Adoraríamos que Comentasses x
()
x
%d blogueiros gostam disto: