Vera Daves, a ministra das Finanças, foi considerada uma das mulheres mais in7uentes do continente africano. O nome da angolana faz parte da lista das 100 Mulheres Africanas mais Influentes, elaborada pela Avance Media – empresa de relações públicas e avaliação.

A economista ocupa da 93.a posição da tabela, composta por 100 mulheres africanas de 34 países que têm vindo a marcar a diferença e a mudar a narrativa e o papel da mulher no continente.
Vera Daves é a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra das Finanças em Angola. Nasceu em Luanda e é licenciada em Economia pela Universidade Católica de Angola.
A nível proXssional, Vera Daves assumiu a presidência da Comissão de Mercado de Capitais entre Setembro de 2016 e Outubro de 2017. Foi também técnica de Finanças na Sonangol ESSA e directora do Gabinete de Produtos e Research do Banco Privado Atlântico.
De acordo com a Avance Media, para a realização da lista deste ano foram escolhidas mulheres que se têm destacado, pela positiva, a nível proXssional, em vários ramos: política, activismo, empreendedorismo, entretenimento, diplomacia e liderança empresarial.
A empresa revela ainda que a mulher mais nova a integrar a lista é a ministra-adjunta da Informação, Comunicação e Tecnologia da Namíbia, Emma Theofelus, que tem apenas 24 anos.